Santuário de Olinda em diálogo com a Igreja





Visita do arcebispo ao Centro de Schoenstatt


O Santuário de Schoenstatt Tabor da Nova Evangelização, de Olinda/PE, recebeu a visita pastoral do arcebispo Dom Fernando Saburido, pastor da Arquidiocese de Olinda e Recife. No dia 27 de abril a Família de Schoenstatt acolheu o arcebispo e, juntos, abriram um diálogo para que o Centro do Movimento esteja cada vez mais a serviço da Igreja e possa expandir as graças da Mãe e Rainha para alcançar mais corações.


O reitor do Santuário, Pe. Carlos Alberto Pereira, o Pe. Argemiro Ferracioli e os membros do Conselho de Família de Schoenstatt recepcionaram o arcebispo no Centro de Schoenstatt. Após um momento de oração no Santuário, Dom Fernando solicitou que cada membro presente na reunião se apresentasse, informando a função que exerce no Movimento Apostólico e na paróquia. Em seguida, Dom Fernando recordou a construção do Santuário de Schoenstatt, um momento que acompanhou de perto, pois, na época, era pároco da Igreja de São Lucas – paróquia localizada no mesmo bairro. O arcebispo partilhou que gostava muito de subir ao Santuário para “renovar suas energias a sombra do Tabor da Nova Evangelização”.


Schoenstatt não era um Movimento conhecido na Arquidiocese há cerca de 30 anos, quando surgiu o anseio de se conquistar esse Santuário, ele recorda. Por isso, houve muitas reuniões na Paróquia São Lucas, estreitando os laços com a Obra. A construção do Santuário, segundo o arcebispo, foi muito positiva para toda comunidade do entorno. O objetivo principal desses encontros era convidar os membros das Ligas a estarem em saída junto às paróquias. Isso também respondia aos anseios do Pe. José Kentenich, que entende as que “as Ligas são paroquiais e devem atuar na paróquia” (Encontro com os dirigentes da Liga Apostólica em 1951), pois a comunidade precisa sentir a espiritualidade e a Pedagogia de Schoenstatt.


Em saída e sinodal


O Frei Paulo Fernandes, atual administrador da Paróquia São Lucas, diante dessa recordação, incentivou que as Ligas atuassem de maneira ainda mais ativa na Paróquia, com destaque para as famílias e a juventude. Destacou a importância de ter um Santuário no mesmo bairro da paróquia e poder contar com o Movimento para fortalecer a vida da Igreja.


Pe. Josenildo Ferreira, coordenador arquidiocesano de pastoral, que fez parte da comitiva do arcebispo, destacou que a maioria das paróquias de Pernambuco tem a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt muito atuante. Também estimulou a participação ainda mais ativa dos ramos da Obra de Schoenstatt, respondendo ao desejo do Papa Francisco, para formar uma Igreja em saída e sinodal. Pe. Josenildo diz que a riqueza do carisma do Movimento irá somar bastante com a Arquidiocese e enfatizou que o Santuário é o grande monte da Transfiguração, mas que é muito importante descer para um grande trabalho com os desfigurados. “Subir ao Santuário para se refazer e descer para se comprometer com a missão. Levar o carisma do Movimento para as periferias geográficas e existenciais”.


Ao finalizar a reunião, o arcebispo propôs elaborar um projeto para criar uma Pastoral dos Santuários na Arquidiocese. Seu desejo é gerar o intercâmbio entre todos os Santuários Marianos e os demais Santuários existentes em Pernambuco. Ele quer aproveitar o potencial e a espiritualidade do Movimento de Schoenstatt para, cada vez mais, ser colocado a serviço da Igreja.


Texto e Foto: Taciana Ferreira.

0 visualização

Endereço

Contato

Siga-nos

Rua José Dias Raposo, 914

Ouro Preto, Olinda - PE

CEP: 53.370-400

CNPJ: 00.751.755/0001-28

Tel: (81) 3439-7066

WhatsApp: (81) 9.8491-5356

Email: santuariomtaolinda@gmail.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Faça a sua doação

Logo_Amigos_do_Santuário.png