Hoje começa o Congresso de Outubro no Brasil




Toda a Família de Schoenstatt está representada neste encontro


Karen Bueno – Assessores, dirigentes, representantes do Movimento Apostólico de Schoenstatt se reúnem a partir de hoje, simultaneamente, nos quatro regionais do Brasil. Entre 25 e 27 acontece o “Congresso de Outubro” nas cidades de Atibaia/SP, Londrina/PR, Santa Maria/RS e Garanhuns/PE.


O Congresso de Outubro entrou na agenda da Família de Schoenstatt há 74 anos, por iniciativa do Fundador, Pe. José Kentenich. É um momento de vinculação e unidade familiar, um período de formação, reflexão, diálogo e aprendizado em conjunto.


– No Nordeste, em Garanhuns, participam cerca de 160 lideranças, de oito estados. – No Sudeste serão 160 pessoas, de quatro estados (SP, RJ, MG, GO) mais o distrito federal. – No Sul estarão presentes cerca de 200 representantes do Movimento, pelos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – No Paraná participarão em torno de 150 pessoas de todo o estado e algumas cidades do sudoeste de São Paulo


Como surgiu o Congresso de Outubro?


A proposta inicial deste encontro foi agradecer a Mãe de Deus por ter vencido todos os desafios que surgiram durante a II Guerra Mundial. Mas também era um momento de renovação e de preparação. Com o final da guerra despontaram novos problemas diante da Igreja e da sociedade (como o coletivismo acentuado e a massificação). Por isso, Pe. José Kentenich introduziu, em 1945, a assim chamada “Semana de Outubro” – pois se tratava realmente de uma semana inteira de formação.


Ao redor do dia 18 de outubro, dia da fundação da Obra, os dirigentes, representantes de todas as comunidades schoenstattianas deveriam se encontrar em Schoenstatt para renovar e aprofundar o contato mútuo e, ao mesmo tempo, formar-se na linha apostólica e pedagógica. O Pe. Kentenich definiu a Semana de Outubro como “semana de reflexão e de rearmamento”. Devia servir para rever a história com gratidão, para analisar o caminho percorrido até aquele momento e também para dar diretrizes ao futuro.


Destaca-se, na história de Schoenstatt, a Semana de Outubro de 1946. Na presença de dois bispos*, ambos filhos da comunidade de Schoenstatt, os presentes, em nome de toda a Família de Schoenstatt, renovaram a coroação da Mãe Três Vezes Admirável que o Pe. Kentenich fizera em Dachau no dia 18 de outubro de 1944. Além disso, foram depositadas atrás do Santuário Original as urnas contendo os restos mortais de dois mártires schoenstattianos do tempo do nazismo: Pe. Alberto Eise e Pe. Francisco Reinisch.


Atualmente o Congresso de Outubro acontece em diversos países, reunindo os representantes locais para esse momento de discernimento em conjunto e unidade; é um meio importante para se viver o carisma de Schoenstatt com fidelidade ao que o Fundador sonhou e com abertura às novidades que o Espírito Santo inspira.


Referências: MONNERJAHN, Engelbert. Padre José Kentenich: Uma Vida Pela Igreja.

*Dom Joseph Wendel, da Diocese de Speyer e Dom Adolfo Boite, da Diocese de Fulda


Fonte: www.schoenstatt.org.br

0 visualização

Endereço

Contato

Siga-nos

Rua José Dias Raposo, 914

Ouro Preto, Olinda - PE

CEP: 53.370-400

CNPJ: 00.751.755/0001-28

Tel: (81) 3439-7066

WhatsApp: (81) 9.8491-5356

Email: santuariomtaolinda@gmail.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Faça a sua doação

Logo_Amigos_do_Santuário.png