Histórico da Liga de Famílias Olinda – Recife

Atualizado: 26 de Mar de 2019



O Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt , o Santuário Tabor da Nova Evangelização, fica localizado num monte conhecido como , Morro do Mirante, em Olinda – PE. Neste local, por volta de 1662, existia um convento, onde os missionários portugueses Pe João Duarte Sacramento e Pe Vitório, fundaram a primeira congregação religiosa das Américas : A congregação do Oratório de Santo Amaro. Em 1671 tornou-se a sede Geral da Obra Oratória no Brasil.


Entre a antiga e nova Evangelização Maria se fez presente em nosso meio, desde 12 de outubro de 1992, data de fundação do Santuário Tabor da Nova Evangelização, tendo como principal instrumento o Pe Miguel Lancaster, e através dele o desejo ardente de conquistar o Nordeste brasileiro para Schoenstatt.


Maria seguiu conquistando corações e a família foi crescendo, mas para nos revelar que é Mãe do povo nordestino, Ela intercedeu para que a liga de famílias de Olinda – Recife nascesse através da inspiração e do desejo de um casal da Bahia, Carlos Antonio e Alice. Eles então fizeram um convite a alguns casais e também ao Frei Marconi, pároco de Santo Amaro – Recife, o mesmo abraçou a idéia e juntamente com a Irmã Cleonice, deram todo apoio e assumiram o 1º grupo, dando inicio assim a Liga de Famílias de Olinda – Recife.


No primeiro semestre de 1997, foram realizadas reuniões preparatórias, na Igreja de São Sebastião de Santo Amaro, para realização do 1º encontro. Destas reuniões participaram casais da paróquia de Santo Amaro, casais do ECC de Olinda, casais do movimento de Schoenstatt, Irmã Cleonice e Frei Marconi. Assim, Maria Abençoou e fez nascer a Liga de famílias de Olinda-Recife. No I Encontro participaram 9 casais. Esse encontro foi conduzido pelo casal Olindo e Marilene Toaldo, que são da Liga de Famílias de Santa Maria – RS, sendo realizado na casa de retiro Santa Clara, nos dias 13, 14 e 15 de julho de 1997.


Após o I Encontro, o grupo caminhou com reuniões quinzenais na Igreja de São Sebastião, sendo preparados para Aliança de Amor a qual foi selada no Santuário de Olinda no dia 31 de maio de 1998, e celebrada pelo Pe Pontes.


Em 2/8/1998 foi realizado o II encontro para casais novos, na Casa de retiro Santa Clara, com a presença do casal Olindo e Marilene e no ano seguinte no dia 31/5/1999 os casais participantes selaram a Aliança de Amor com a Mãe de Deus no Santuário de Olinda, estando na coordenação o casal dirigente Marcos e Verena.


O III encontro foi realizado na Academia Santa Gertrudes, nos dias 21 e 22/8/1999, tendo como palestrantes o casal Olindo e Marilene, este grupo selou a Aliança de Amor no Santuário de Olinda no dia 31/5/2000, com a coordenação do casal dirigente Medeiros e Fátima.


O IV encontro aconteceu no dia 2 e 3/9/2000, na academia Santa Gertrudes, cujas palestras foram dadas pelo casal Olindo e Marilene, com a coordenação do casal dirigente Berzelius e Adriana.


O V encontro foi realizado em 25/5/2003, na Capela São Francisco de Assis (Jardim São Paulo – Recife). O casal dirigente da Liga de famílias no momento era Berzelius e Adriana, este encontro além de organizado pela liga de famílias teve como palestrantes os próprios casais da liga, sem contar com a presença do casal Olindo e Marilene, mostrando assim que a liga estava aprofundando na espiritualidade de Schoenstatt e também se capacitando para assumir os próximos encontros.


O VI encontro foi realizado no Santuário de Olinda, no dia 20 /6/2004. À sombra do Santuário os casais assumiram todo o encontro, desde a organização até as palestras e assim a liga crescia em quantidade e principalmente em profundidade, onde a evangelização de novas famílias se tornava um ideal. Neste período quem estava à frente como casal dirigente era Eurico e Márcia.


No dia 24/4/2005 aconteceu o VII encontro no Santuário de Olinda, com a coordenação do casal dirigente Eurico e Márcia.


O VIII ( 22/10/2006 ) e IX ( 7/6/2009 ) encontros foram realizados na academia Santa Gertrudes e tiveram como palestrantes casais da liga, com a coordenação do casal dirigente Eurico e Márcia.


A liga de Famílias Olinda –Recife participou como palestrante do I encontro da Liga de famílias do Santuário Santidade de Todos os Dias em Garanhuns, que aconteceu no dia 24/4/2000.


A nossa liga inicialmente teve a colaboração do Frei Marconi e Irmã Cleonice e posteriormente foi conduzida pelos seguintes assessores: Irmã Mariza, Pe Pedro, Irmã Salete e atualmente pelo Pe José Fernando e Irmã Irani.

Em todos estes anos, a sombra do Santuário Tabor da Nova Evangelização, 1º santuário do Nordeste, vivemos num solo santo aonde nossa Mãe e rainha vêm abençoando nossas famílias, caminhamos e participamos da vida do movimento de Schoenstatt em terra nordestina.


Nossa liga de Famílias atua ativamente no Santuário, se fazendo presente na diretoria , equipe litúrgica, canto, ministério Eucarístico, participando das principais atividades litúrgicas e festas que acontecem durante todo o ano, e também colaborando com outros ramos do movimento como JUMAS e JUFEM.

Participamos , como Liga de Famílias , em alguns encontros regionais , na ordenação do Pe Severino e nos dois primeiros encontros de pastoral de Santuários, realizados em São Paulo.


No 16º aniversário do Santuário de Olinda (12/10/2008), o Pe Denílson abrilhantou e fortaleceu este momento com o tema “Edificar a família na escola de Maria” e com o lema “Mãe e rainha, guiai as nossas famílias!”. Este momento foi inesquecível para todos nós da liga de famílias, a emoção foi contagiante onde ao culminar daquela festa, nossas familiais saíram do Santuário ao som da música “Nossa Senhora”. Do Santuário ao mundo queríamos falar da importância e do grande valor da família, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, assim como Deus a idealizou.


Na celebração do Natal de 2009, coroamos a imagem peregrina do 1º grupo, onde construímos uma linda coroa espiritual, a qual caminhou por nossas famílias, já que esta imagem nos acompanha desde o começo de nossa história e no final desta preparação coroamos Maria como “Rainha e estrela guia de nossas famílias” e a ela e seu Filho Jesus entregamos e confiamos todas as nossas lutas e vitórias.

No próximo mês de junho estaremos comemorando 15 anos da liga de famílias Olinda-Recife e em nossa caminhada muito conquistamos e muito temos a conquistar, festejar e comemorar é preciso porque viver ao lado de Maria é nossa maior alegria.


Hoje nossa liga caminha com três grupos e tem como casal dirigente Eurico e Márcia, contando com os casais coordenadores: Edilson e Ana Cristina, Eduardo e Ana Catarina e Paullu e Cláudia, os quais se empenham a conduzir os grupos com dedicação, procurando se aprofundar e viver a espiritualidade de Schoenstatt . Gratidão ao casal Leonilo e Helena pelos anos de dedicação e entrega e eternas saudades de nossos amigos Antônio Medeiros e Ana Maria que se encontram na vida eterna, junto ao Pai.


A Liga de famílias Olinda – Recife tem como força vital, viver o ideal da Sagrada Família de Nazaré, onde o filho é o centro de tudo, vivendo sempre a alegria de participar de um movimento Mariano, confiando na intercessão e acolhimento de Maria, acreditando que a auto-educação nos conduz na transformação do homem velho no homem novo e que, apesar do nosso tempo evangelizar famílias para o reino de Deus se torna possível, não só através do nosso apostolado, mais principalmente por uma troca de corações , um impulso maior, sobrenatural que nos conduz a viver incondicionalmente a Aliança de Amor com a Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.


Olinda , 11/3/2012 Eurico e Márcia

0 visualização

Endereço

Contato

Siga-nos

Rua José Dias Raposo, 914

Ouro Preto, Olinda - PE

CEP: 53.370-400

CNPJ: 00.751.755/0001-28

Tel: (81) 3439-7066

WhatsApp: (81) 9.8491-5356

Email: santuariomtaolinda@gmail.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Faça a sua doação

Logo_Amigos_do_Santuário.png