Encontro Acerta o passo, promovido pela Liga de Famílias

Atualizado: Abr 16




 A Liga de Famílias de Olinda e Recife realizou na manhã do domingo 25/8 no Parque Santana (Casa Forte -Recife) o Acerta o Passo 2019.

Atividade dirigida a casais, cuja proposta é estimular a prática do diálogo no matrimônio. Devido os compromissos do dia à dia,  por vezes, falta tempo e oportunidade para que o diálogo aconteça na vida do casal, e assim problemas e conflitos vão se acumulando podendo gerar mágoas, feridas, sofrimentos e até mesmo o afastamento do outro.

Em contato com a natureza, num lugar agradável e acolhedor, iniciamos nosso dia na presença de Deus e da MTA. Fomos acolhidos com a oração da manhã, motivação e uma dinâmica bem conduzida pelo casal Paullu e Cláudia, que fez despertar em nós a importância do diálogo. Em seguida num momento descontraído fizemos um breve  lanche.

Demos continuidade com o casal Eurico e Márcia, apresentando ao grupo uma introdução à reflexão, fomos todos envolvidos e levados a refletir sobre, o projeto de Deus para cada um de nós, o chamado a vocação do Matrimônio e o amor. Fizemos uma verdadeira viagem no tempo, recordando nossa caminhada a dois desde o primeiro encontro, o namoro, e o sim que nos uniu para nos realizarmos e sermos felizes. Refletimos também as fases do amor na vida do casal, amor que deve  crescer e sublimar-se num processo continuo, mas para que isso aconteça se faz necessário estarmos atentos e valorizarmos a prática do diálogo em nosso dia a dia. Nesse momento, foi então exposto a proposta do Acerta o Passo, ou seja as 3 fases no processo do Amor na vida do casal:

1° Encanto 2° Desencanto 3° Reencanto

O casal Silvio e Genilza expôs a bela fase do encanto, chamada de "pré-amor", lembrando como é lindo e inesquecível o começo de nossa história de amor, os olhares, o coração à bater forte, as palavras carinhosas, sendo sempre bom alimentar o amor resgatando essa maravilhosa fase de nossa vida. Após a abordagem, os casais receberam uma rosa como símbolo do encantamento e perguntas direcionadas. Então, foi concedido um tempo, para que desfrutando da natureza, do verde do parque eles pudessem dialogar e resgatar as belezas dessa fase.

A segunda fase do amor, o desencanto, foi introduzida pelo casal Henrique e Ivone. Eles nos revelaram a importância e significado dessa fase, que nos permite conhecer o outro assim como ele é, e que através dela podemos amadurecer no amor e juntos crescer. Na vida Matrimonial também nos deparamos com desilusões e incompreensões, que por vezes nos levam a experiência dos espinhos e cruzes, portanto devemos estar cientes que não existem pessoas perfeitas e sim pessoas em construção. Passando a ser essa a fase dos ajustes, da aceitação, do sim renovado que tanto enriquece a relação do casal. Os casais foram convidados novamente a refletir sobre o desencanto na vida conjungal, e tiveram um novo tempo para o diálogo naquele belo lugar.

Chegamos a terceira e última fase no processo do Amor, o reencanto, cuja reflexão foi direcionada pelo casal Kleriston e Vanessa. Reencantar é encantar-se novamente, é o tempo do amor verdadeiro, tempo de ser feliz fazendo o outro feliz. Se tornar melhor para o outro, essa é a grandeza, não apenas presentear uma rosa, mas através dela presentear o seu melhor. As perguntas para a reflexão do reencanto foram entregues aos casais e sugerido que o diálogo fosse realizado em casa, estimulando assim, a prática do mesmo na vida do casal, proposta real do Acerta o Passo.

Em seguida tivemos um espaço livre, para que todos os casais que participaram, pudessem relatar a vivência sobre as reflexões e a oportunidade de dialogar nessa manhã especial de domingo.

Assim nos fala o casal Igor e Marcela: Fomos convidados a participar de uma vivência para casais do ramo da Liga de Famílias de Schoesnsttat, "Acerta o Passo". Em um parque ao ar livre, o que sugeria ser uma caminhada pelo parque, ao chegarmos nos deparamos com um ambiente muito bem espiritualizado, onde vivenciamos uma experiência de diálogo e reflexão ( Encantar, desencantar e o reencantar), nos fazendo relembrar o dia que  nossos olhares se encontraram, coisa que com a rotina do dia a dia deixamos de lado, um dia maravilhoso com a presença da nossa MTA, essa experiência nos fez acender e reviver nosso matrimônio, lembrando a importância do diálogo  e saber como somos importantes pra Deus.


Encerramos o Acerta o Passo 2019  com o coração em festa nos Consagrando e entregando nosso Matrimônio aos cuidados da MTA.

 Texto: Eurico Marinho e Márcia Paiva

Foto: Taciana Ferreira

26 visualizações

Endereço

Contato

Siga-nos

Rua José Dias Raposo, 914

Ouro Preto, Olinda - PE

CEP: 53.370-400

CNPJ: 00.751.755/0001-28

Tel: (81) 3439-7066

WhatsApp: (81) 9.8491-5356

Email: santuariomtaolinda@gmail.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Faça a sua doação

Logo_Amigos_do_Santuário.png