Como Família, Unidos em Aliança!


Do dia 26 até o dia 28 de abril realizamos, em Olinda/Recife (Pernambuco), o V Seminário das Alianças Fraternas dos envolvidos nos apostolados do Padre Miguel Lencastre, com o tema: Como Família, Unidos em Aliança!


Desde 2015 realizamos anualmente o Seminário das Alianças Fraternas vinculadas ao Sacerdócio do Padre Miguel Lencastre. Padre Miguel, Padre de Schoenstatt que pertenceu a geração fundadora dos Padres de Schoenstatt no Brasil, faleceu no ano do centenário de Schoenstatt, em 13/01/2014. A partir daí, decidimos realizar o Seminário com envolvidos nos apostolados realizados pelo Padre Miguel, espalhados pelos diversos Estados do Brasil e em todo Portugal. Padre Miguel era um bandeirante da Mãe de Deus, de modo especial em todo o Nordeste brasileiro. Ele partia em missão e levava a Mãe de Deus nas diversas cidades, foi assim que o Movimento de Schoenstatt ficou conhecido no Nordeste. A Imagem Peregrina e, posteriormente, o Terço dos Homens abriam os caminhos para a evangelização. Por isso o primeiro Santuário de Schoenstatt do Nordeste, localizado em Olinda, é o Santuário da Nova Evangelização, inaugurado em 1992, no bairro de Ouro Preto.


Para cada Seminário é desenvolvido um tema. Em 2019 escolhemos: Como Família, Unidos em Aliança! Tal escolha deveu-se ao fato que estamos em um mundo globalizado e impessoal e, assim, necessitamos estar unidos como Família para formarmos uma rede de alianças fraternas que irradiam as Glórias de Maria e contribuam para a santificação do mundo.


O Seminário de 2019 resgatou a importância do acolhimento através do contato pessoal com os peregrinos das diversas localidades junto ao Santuário da Mãe e Rainha. Destacamos algumas palavras do Padre Miguel, dirigidas em seus apostolados, para reacender a chama da vocação e missão de cada participante do Seminário. Padre Miguel aclamava com entusiasmo a Fé Prática na Divina Providência e a importância das vinculações fraternas orgânicas e saudáveis, tão defendidas pelo Pai e Fundador Padre Kentenich, na carta de 31/05/1949. Padre Miguel Lencastre anunciava a importância do Santuário como fonte central de irradiação das graças da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt através da Aliança de Amor e as contribuições ao Capital de Graças. Sua maneira pessoal e original de apresentar os temas acima nos encantam até hoje.


Padre Miguel Lencastre, em vida, selou o circuito das alianças com todos seus vínculos apostólicos. Vejamos alguma de suas palavras:


“Quando medito na fecundidade do meu Sacerdócio, sinto que ele se deve, em grande parte, ao cultivo e valorização dos vínculos de amizade, junto ao meu apostolado. Essa foi sempre a minha grande preocupação. Se da parte dos meus Amigos/as, houver a mesma correspondência, teremos o essencial para um possível acordo de Aliança. Estas ‘iniciativas’ são muito bem acolhidas e valorizadas por Deus Pai. O seu maior desejo é o de transformar o homem velho num Novo Homem, de mentalidade renovada, fortemente vinculado a Deus e a cada um dos irmãos. E uma Aliança Fraterna poderá ser um ótimo caminho para atingir essa meta. Padre José Kentenich me abençoou em Schoenstatt na minha Ordenação, em 15/10/1966, e logo em seguida me obrigou a abençoá-lo também. Guardo emocionado esta benção que tem perdurado até hoje e que eu procuro transmitir a todo o meu apostolado.

Padre Miguel Lencastre”


Texto e Foto: Paulina e Diógenes Lawand

0 visualização

Endereço

Contato

Siga-nos

Rua José Dias Raposo, 914

Ouro Preto, Olinda - PE

CEP: 53.370-400

CNPJ: 00.751.755/0001-28

Tel: (81) 3439-7066

WhatsApp: (81) 9.8491-5356

Email: santuariomtaolinda@gmail.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Faça a sua doação

Logo_Amigos_do_Santuário.png