O que significam os Símbolos da Páscoa?




Compreender a simbologia para melhor celebrar a Ressurreição do Senhor.


Ir. M. Nilza P. da Silva – Páscoa é a maior festa do cristianismo, pois, como escreve Paulo: “Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé!” (1 Cor 15,14)

A palavra “Páscoa” vem do hebreu “Peseach”, significa a passagem da escravidão para a liberdade. Nela, comemoramos a Passagem de Cristo – “deste mundo para o Pai”, da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. A passagem do homem do pecado para a graça.

Seus Símbolos:

O Círio Pascal

É a grande vela que se acende na Aleluia. O sacerdote a benze na entrada da igreja e ela acompanha todos os batismos no decorrer do ano. Significa “Cristo, a luz do mundo”. As letras Alfa e Ômega, nele gravadas significam que “Deus é o princípio e o fim de tudo.

A Cruz Pascal

Está sempre ornada com a bandeira da vitória, significa que a ressurreição de Jesus dá sentido a todo sofrimento humano. Unidos a eles, seremos todos vitoriosos.

O Pão e o Vinho Pascal

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para representar o seu corpo e seu sangue. Pede que se faça o mesmo em sua memória. Cada vez que se celebra a Santa Missa, renova-se a ressurreição de Jesus.

O Cordeiro

Cada vez que Deus selava uma aliança, no Antigo Testamento, era imolado um cordeiro, em sinal da Aliança. Cristo é o cordeiro de Deus. Ele mesmo foi o imolado na nova e eterna Aliança.

O Ovo de Páscoa

O ovo é símbolo de vida nova. Quando ele se quebra, nasce uma nova vida. Em Jesus, o pecado se quebra e nasce o “homem novo”! Chocolate é sinal de festa, de alegria, de energia. O ovo de chocolate significa que essa vida nova, gerada em Cristo, é plena de alegria, de dinamismo e de força.

O Coelhinho da Páscoa

O coelho é um dos animais que se reproduz com mais rapidez e em maior número. Como símbolo da Páscoa, ele significa que a morte e ressurreição de Jesus é capaz de despertar constantemente nova vida e “vida em abundância”. A Igreja é o povo numeroso que Deus prometeu na Aliança com Abraão.

Que essas reflexões nos ajudem a abrir ainda mais o nosso coração, a fim de que a força e a alegria de Cristo ressuscitado se torne plena em nosso coração e sejamos seus anunciadores em todo ambiente que vivemos.

Maria, a mulher da fé, nos acompanhe nos faça vitoriosos em Jesus Cristo!


Fonte: Schoenstatt.org.br

10 visualizações

Endereço

Contato

Siga-nos

Rua José Dias Raposo, 914

Ouro Preto, Olinda - PE

CEP: 53.370-400

CNPJ: 00.751.755/0001-28

Tel: (81) 3439-7066

WhatsApp: (81) 9.8491-5356

Email: santuariomtaolinda@gmail.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Faça a sua doação

Logo_Amigos_do_Santuário.png